
Escamas descartadas pela indústria pesqueira e corantes naturais são a matéria-prima do designer Erik de Laurens para produzir óculos, copos e até moringas de água, que parecem feitos de plástico
Apaixonado pelo mar desde menino, o designer inglês Erik de Laurens mergulhou em pesquisas e descobriu uma forma de aproveitar os descartes da indústria pesqueira para produzir plástico. O projeto nasceu quando Erik foi convidado a criar objetos para a cantina de uma escola na Cidade do Cabo, na África do Sul. Ele promoveu eventos em que as crianças saíam para pescar e, depois, preparavam receitas com os peixes. As escamas, que seriam jogadas fora, foram reaproveitadas por ele em utensílios para o dia a dia da escola.
De volta a Londres, Erik desenvolveu a ideia em seu mestrado no curso de design de produtos do Royal College of Art, com uma série de objetos. São óculos, copos e até uma moringa de água feitos de um material similar ao plástico, produzido somente com escamas de peixes e corantes naturais - totalmente reciclável e biodegradável. Segundo o artista, o processo consiste em submeter as escamas a secagem, calor e pressão e pode ser reproduzido em qualquer lugar. Erik está em busca de financiamento para continuar suas pesquisas com o material, que é resistente e pode ser moldado de diversas formas.
*Textos Debora Didonê, Diogo Antônio Rodriguez, Edu Petta, Lívia Lisbôa, Kátia Abreu e Rafael Tonon
Leia também:
Plástico de... escama de peixe!
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/escama-peixe-plastico-erik-laurens-653985.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário