
Texto: Joel Leite
Fotos: Divulgação
(18-08-10) – O petróleo ainda deve continuar abastecendo os motores dos carros por muito tempo. Mas apenas metade do petróleo pode ser substituída por álcool, que é o combustível usado para rodar com o carro.
Os outros usos do petróleo, dos derivados, dos óleos, não podem ser produzidos a partir do álcool. O óleo tem o dobro da densidade energética do álcool.Por isso é preciso buscar alternativa para não ficar dependente do petróleo.
Essa é a pesquisa que o Instituto Erac para Combustíveis Renováveis, de Saint Louis, Estados Unidos, está fazendo. A entidade está apostando na alga para a produção de combustível.
Richard Sayre, diretor do Instituto Erac, participou do Congresso Pan-Americano sobre Plantas e Bioenergia realizado em São Pedro, interior de São Paulo, na semana passada.
A pesquisa feita com algas resultaram em dados animadores. As algas produziram 58.700 litros de óleo por hectare de cultivo, dez vezes mais do que o óleo de palma, que foi a segunda colocada. E a produtividade pode ser muito elevada, chegando a 140 mil litros de óleo por hectare.
Além disso, as algas não têm tecidos heterogêneos, como folhas, galhos e raízes, o que facilita um dos maiores obstáculos da obtenção dos biocombustíveis de plantas: a quebra da parede celular.
Outra vantagem apontada pelo pesquisador é o alto teor de óleo das células das algas, que podem apresentar até 50% de lipídios não polares, mais fáceis de serem quebrados, e possuem de 10% a 45% mais energia do que as matérias-primas obtidas de carboidratos.
As algas não são apenas uma boa solução para a produção de combustível, como também para o tratamento de esgoto. Elas são capazes de decompor matéria orgânica. Além da limpeza da água, o cultivo produziria biodiesel e absorveria uma boa parte do CO2 da atmosfera.
A viabilidade na produção de biodiesel através das algas é uma realidade. Hoje é possível produzir biodiesel de algas a US$ 2,00 por galão (o galão tem 3,78 litros). Há três anos o custo era de US$ 100,00. Isto sem qualquer subsídio governamental.
Tuitando
Biólogos israelenses descobriram uma bactéria que elimina a sujeira de petróleo derramado no mar. http://tinyurl.com/2edg8ra
O vice-presidente executivo da Toyota Motor Corporation, Atsushi Niimi, estará no Brasil dia 8 de setembro para a cerimônia do lançamento da pedra fundamental da futura fábrica da empresa, em Sorocaba.
A Petrobras foi a mais votada na pesquisa Ibope-Seleções na categoria Posto de Combustível, com 47%. A seguir: Ipiranga, 19% e Shell, 16%.
http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/yahooNoticiaConteudo.vxlpub?hnid=44560
Nenhum comentário:
Postar um comentário