segunda-feira, 30 de março de 2009

Milhares de sapos são mortos em festival na Austrália

29/03/09 - 14h42 - Atualizado em 29/03/09 - 14h44

Altamente tóxicos, os anfíbios põem em risco outras espécies animais.
Biólogos dizem que eles podem transmitir doenças como a salmonela.


Milhares de sapos venenosos foram sacrificados neste domingo (29) na Austrália em evento que foi celebrado pela população do país que estava tomado por uma praga dos animais. Muitos dos corpos dos sapos foram usados para fazer fertilizantes para as fazendas que eles mesmos destruíam. Centenas de pessoas participaram do evento em que os sapos foram mortos.

Notícia completa: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1063522-5602,00-MILHARES+DE+SAPOS+SAO+MORTOS+EM+FESTIVAL+NA+AUSTRALIA.html

quinta-feira, 19 de março de 2009

Ação Educativa sobre Darwin no Pergaminho Científico

Primeira exposição da ação educativa "Darwin na Bahia e a Origem das Espécies"

INFORME - Ajude os Passarinhos

CHICLETES: EMBRULHE ANTES DE JOGAR FORA
Atraídos pelo cheiro adocicado e pelo sabor de fruta, os passarinhos comem restos de chicletes deixados, irresponsavelmente, em qualquer lugar. Ao sentirem o chiclete grudando em seu biquinho, tentam, desesperados, retirá-lo com os pés... E aí, acontece o pior: acabam sufocados. Favor, embrulhe o chiclete num pedaço de papel e jogue-o no lixo.
Os cigarros que também são jogados no meio da rua ou em qualquer outro lugar não apropriado, causa a essa mesma espécie de animal um dano irreparável.
O filtro do cigarro é feito por algodão. As aves acabam utilizando-os para a confecção de seus ninhos. Resultado: os filhotes morrem contaminados pela nicotina.

Por favor, seja coerente com a vida.
Joque o chiclete e o seu cigarro apenas em locais seguros.

Simples atitudes REALMENTE salvam vidas.
Seja você também, consciente, e, ajude a natureza.


As aves agradecem e a natureza aumenta suas chances de sobrevida

Mamíferos sofrem estresse ao sair de hibernação, diz estudo

18 de março de 2009 • 11h40 • atualizado às 12h12

Uma pesquisa realizada por pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos mostrou, pela primeira vez, que mamíferos hibernantes ao despertar do estado letárgico sofrem um processo de estresse oxidativo levando a danos nos tecidos. O estudo pode ajudar em investigações sobre doenças, em humanos, causadas por radicais livres.

Notícia completa:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3642034-EI8145,00.html

sexta-feira, 13 de março de 2009

O peixe da cabeça transparente

Este incrível peixe de águas profundas é o barreleye fish (em inglês), um dos animais marinhos que mais intrigava os cientistas há muito tempo. Adaptado à vida nas profundezas do oceano, seu corpo é totalmente escuro e, somente a parte de cima da cabeça, é transparente. Por todo esse tempo, acreditava-se que o peixe era capaz de enxergar somente acima de sua cabeça, uma habilidade muito útil para poder ver a aproximação de potenciais predadores em seu habitat. A descoberta do mistério se deu durante as filmagens feitas por biólogos marinhos que descobriram que os olhos do peixe podem enxergar em diferentes direções através da superfície transparente da cabeça. O peixe evoluiu de forma que seus olhos podem mover-se por dentro da cabeça permitindo ao peixe localizar predadores e alimento na escuridão. Notem que, os olhos são as duas esferas verdes brilhantes dentro da cabeça. Os cientistas acreditam que a visão do animal desenvolveu um tipo de filtro que permite ignorar a luz solar e captar a bioluminescência de pequenos peixes e medusas, seu principal alimento. Uma outra curiosidade, são as duas cavidades visíveis na frente da cabeça que, apesar da aparência de olhos, são na verdade o órgão olfatório do animal, similar as narinas dos seres humanos.
............. ......... ......... ......... ......... ......... ......... ......
Uma criatura realmente intrigante.

UOL Notícias: Filipinos encontram menor tubarão-baleia já visto


Grupo de ecologistas encontra na região leste do arquipélago filipino um filhote de tubarão-baleia de apenas 38 centímetros de comprimento, o menor exemplar vivo achado até agora desse que é o maior peixe do mundo Mais AP

quarta-feira, 4 de março de 2009

Biologia do Beijo

Existe uma explicação científica para o beijo que proporciona sensações tão agradáveis. Através dele, o ser humano libera seus neurotransmissores - substâncias químicas que transmitem mensagens ao corpo - provocando um estado de leveza física e emocional. Quando duas pessoas se beijam, a hipófise, o tálamo e o hipotálamo trabalham juntos na liberação dessas substâncias. Ocorre assim a "química do beijo", que exige um preparo, um tempero entre o casal, sem os quais os neurotransmissores cerebrais não funcionam.
Quando alguém se apaixona seu organismo é atacado por várias substâncias, dentre elas a feniletilamina. Uma simples troca de olhar, um aperto de mão ou beijo apaixonado podem desencadear a produção de feniletilamina. Há mais de 100 anos que cientistas conhecem esta substância, mas só recentemente é que os doutores Donald F. Klein e Michel Lebowitz, do Instituto Psiquiátrico Estadual de Nova Iorque descobriram a relação entre feniletilamina e o amor. Eles sugeriram que o cérebro de uma pessoa apaixonada contém grandes quantidades de feniletilamina, e que esta substância poderia ser a responsável, em grande parte, pelas sensações e modificações fisiológicas que experimentamos quando estamos apaixonados.
A dopamina também é um importante neurotransmissor que guarda relação coma emoção amorosa. A euforia, a insônia, a perda de apetite, o pensamento obsessivo de quem ama, estão diretamente relacionados com os níveis de dopamina. A dopamina também, de alguma forma, está relacionada com as endorfinas (que são morfinas naturais fabricadas pelo cérebro). Elas são as drogas do prazer, seja ele o prazer sexual ou o prazer da relação amorosa.
O beijo também está relacionado com os nossos sentidos. Durante o beijo visualizamos a pessoa amada mais de perto, sentimos o seu cheiro, sentimos o seu gosto e tocamos uma das partes mais sensíveis do nosso corpo: os lábios.
Durante um beijo são mobilizados 29 músculos, sendo 17 linguais. Os batimentos cardíacos podem aumentar de 70 para 150, melhorando a oxigenação do sangue, o que mostra que o beijo tem também benefícios para o coração.
Mas há um detalhe! No beijo há uma considerável troca de substâncias: 9 miligramas de água; 0,7 decigramas de albumina; 0,8 miligramas de matérias gordurosas; 0,5 miligramas de sais minerais. Sem falar em outras 18 substâncias orgânicas: cerca de 250 bactérias e uma grande quantidade de vírus.
Mas não se assuste com esses números pois o beijo é ótimo. Além disso, o beijo gasta calorias. Acredita-se que um beijo caprichado consuma cerca de 12 calorias.
É verdade que tudo isso acontece, mas não podemos dizer que o amor pode ser explicado, somente através de equações químicas e liberação de substâncias.

*Texto enviado por e-mail.

Software livre a serviço da conservação da biodiversidade

CI lança software livre a serviço da conservação da biodiversidadeNo mês de janeiro, a Conservação Internacional lançou para a comunidade científica o programa de computador “Croizat”, um novo aliado tecnológico para a identificação de áreas prioritárias a partir da análise da distribuição das espécies. O software é uma ferramenta especialmente projetada para análises de dados de distribuição geográfica de espécies e possibilita estudos quantitativos em panbiogeografia, uma das principais linhas de pesquisa da biogeografia, que é o estudo da distribuição dos seres vivos no planeta. O programa está disponível gratuitamente em
http://panbiog.infobio.net/croizat.

Rua Gonçalo de Carvalho - Porto Alegre

Primeira rua declarada Patrimônio Ambiental de Porto Alegre.
Um exemplo para o mundo...

http://goncalodecarvalho.blogspot.com/2007/06/patrimnio-ambiental-com-placa-e-tudo.html