quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Planta combate poluição de escritório

Hoya carnosa: a flor-de-cera é uma das plantas ornamenitas que absorvem poluentes típicos de locais fechados


Se o ar que respiramos na rua não é tão puro quanto deveria, o problema pode ficar ainda maior em ambientes fechados.

Dentro de casa, ou escritório, a qualidade do ar é bastante preocupante. Em algumas áreas, os ambientes fechados possuem até doze vezes mais poluentes que o ar externo.

Tintas, vernizes, adesivos, móveis, roupas, solventes, materiais de construção e até mesmo água encanada contém os chamados compostos orgânicos voláteis – uma lista que inclui benzeno, xileno, tricloroetileno entre outros.

As doenças associadas a pessoas expostas a esse tipo de poluente vão de asma e náuseas a câncer e problemas reprodutivos. Por isso, Stanley J. Kays, da Universidade de Georgia, na Grécia, liderou um estudo para testar se plantas ornamentais eram capazes de remover esses compostos do ambiente – já que, em países desenvolvidos, chega-se a passar até 90% do tempo em locais fechados.

Ele e sua equipe testaram 28 plantas comuns, cultivadas por oito semanas e depois aclimatizadas a um ambiente interno por três meses antes de serem colocadas em jarras de vidro de 10,5 litros fechadas. Elas foram expostas a benzeno, TCE, tolueno, octano e alfa-pineno.

Amostras de ar foram analisadas por três e seis horas depois da exposição e, de todas as plantas, quatro mostraram índices de absorção bastante altos para todos os compostos: a Hemigraphis alternata (Asa de barata), Hedera helix (hera), Hoya carnosa (flor-de-cera) e Asparagus densiflorus (aspargo pluma).

Já a Tradescantia pallida (trapoeraba roxa) mostrou eficiência ainda maior em apenas quatro dos compostos – benzeno, tolueno, TCE ealfa-pineno.

-

O estudo foi publicado na HortScience. Via Info.

No rastro dos tubarões

Especiais

15/12/2009

Por Alex Sander Alcântara

Agência FAPESP – A partir da análise de fragmentos do DNA mitocondrial de barbatanas, um grupo norte-americano, com participação de pesquisador brasileiro, conseguiu reconhecer a região geográfica oceânica na qual tubarões-martelo da espécie Sphyrna lewini – globalmente explorada pela pesca – foram capturados.

O estudo analisou parte da sequência do DNA mitocondrial extraído de nadadeiras comercializadas. Um dos objetivos do trabalho, publicado na revista Endangered Species Reseaech, é propor a moratória ou a restrição da captura dessa espécie de tubarão-martelo, atualmente ameaçada de extinção devido à caça predatória e ao comércio ilegal de barbatanas.

As barbatanas alimentam um mercado clandestino, principalmente na Ásia, onde atingem alto valor comercial. A sopa de barbatana de tubarão é considerada pelos povos orientais uma iguaria, muito apreciada em cerimônias como casamentos e banquetes.

“Conseguimos associar todas as barbatanas analisadas a uma determinada área dentro dos oceanos, onde essa espécie de tubarão-martelo habita, com base na similaridade entre a composição genética das barbatanas e estoques genéticos dos indivíduos dessas águas”, disse Danillo Pinhal, doutorando no Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Botucatu, à Agência FAPESP.


Notícia Completa:

http://www.agencia.fapesp.br/materia/11498/no-rastro-dos-tubaroes.htm

domingo, 13 de dezembro de 2009

...

Fotos Corbis/Latinstock

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Divulgação do Filme "O Fundo da Linha"

O Greenpeace está divulgando o ví­deo O Fundo da Linha para alertar para a destruição causada pela pesca de profundidade em águas internacionais. Este vídeo conta com o apoio de Sigourney Weaver e insta os governos de todo o mundo a adotar medidas concretas e urgentes para defender a vida marinha que se esconde nas profundezas dos oceanos.

Link: http://www.youtube. com/watch? v=KPWxyFqGOOo&feature=sub

Livro traz imagens de gestação 'vista por dentro'

BBC Brasil, 5/11/2009 10:57

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Filme: Home 2009

HOME - O filme é um documentário sobre o planeta Terra, composto inteiramente por imagens aéreas. É uma iniciativa sem fins lucrativos, livre de direitos autorais e distribuído gratuitamente pela Internet. Foi lançado em 5 continentes no dia 5 de Junho de 2009 durante o Dia Mundial do Meio Ambiente. Grandes empresas e instituições internacionais apoiaram o filme - grupo PPR (Pinault-Printemps- Redoute) dono de marcas como Yves Saint Laurent, Gucci, Puma, entre outras. As filmagens foram a bordo de um helicóptero em aproximadamente 54 países e 120 locações. O objetivo do diretor Yann Arthus-Bertrand é atingir a maior audiência possível e convencer a todos de nossas responsabilidades individuais e coletivas com relação ao planeta.
Site Oficial (em Inglês): www.home-2009. com/us/index. html
mas tem tb em portugues, pena q esta dividido em 8 capítulos:



--
"A Natureza grita: SUA CONSCIÊNCIA É A MINHA VIDA"

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

NOTÍCIA: Você sabe reconhecer se está tendo um derrame?

Maioria dos pacientes busca tratamento quando quadros mais graves se manifestam

Por Minha Vida

O estudo da Clínica Mayo analisou 400 pacientes, que sofreram derrame isquêmico agudo, ou ataque isquêmico transitório (AIT é uma interrupção temporária do fluxo de sangue ao cérebro), com base em diagnósticos do Departamento de Emergência da Clínica Mayo de Rochester, Minnesota. Menos da metade dos pacientes (42%) havia se dado conta de que estava sofrendo um derrame e a maioria dos participantes do estudo não procurou imediatamente um pronto socorro quando os sintomas apareceram. Em média, o tempo decorrido entre o início dos sintomas e a chegada ao hospital foi de mais de três horas e meia. A maioria dos pacientes acreditava que os sintomas iriam simplesmente desaparecer. A demora em buscar ajuda médica foi igual entre homens e mulheres.
Quando perguntados sobre o que sabiam sobre os sintomas do derrame, cerca de um quinto dos pacientes entrevistados afirmaram pensar que um derrame sempre ocorre gradualmente. Somente pouco mais da metade (51,9%) revelou entender que buscar ajuda médica imediatamente é um fator importante.

Notícia Completa:
http://yahoo.minhavida.com.br/conteudo/10382-Voce-sabe-reconhecer-se-esta-tendo-um-derrame.htm

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Essa pergunta foi a vencedora em um congresso sobre vida sustentável.

"Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"
Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro de casa e recebe o
exemplo vindo de seus pais , torna-se um adulto comprometido em todos
os aspectos, inclusive em respeitar o planeta aonde vive...

Prevenção Influenza A (H1N1)



segunda-feira, 5 de outubro de 2009

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Veja os mapas e gráficos da devastação no Cerrado

sábado, 26 de setembro de 2009, 20:46 |

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,veja-os-mapas-e-graficos-da-devastacao-no-cerrado,441529,0.htm


Pescador capixaba fisga cação de duas cabeças

25/09/2009 - 11h55 (Redação Multimídia - gazeta online)

foto: Gildo Loyola - GZ
O cação com duas cabeças será embalsamado

Fonte: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2009/09/539409-pescador+capixaba+fisga+cacao+de+duas+cabecas.html

Notícia: Na Bahia, pesquisadores capturam peixe desconhecido pela ciência

Animal tem 1,83 m e seu corpo não tem pele nem escamas.
Ele estava a cerca de mil metros de profundidade quando foi capturado.

Do G1, com informações do Jornal Nacional


Estudiosos e pescadores tiveram uma surpresa durante uma experiência no litoral norte da Bahia. Eles levaram um susto, pois nunca tinham visto um peixe tão estranho. Ele não tem carne, nem pele, nem escama. É formado por uma massa que mais parece gelatina.

O peixe foi capturado durante uma viagem de pesquisa do projeto Tamar. Os técnicos testavam anzóis circulares, que podem ser usados sem o risco de matar tartarugas marinhas, quando o animal foi fisgado.

“Quando vi o bicho e tomei aquele susto cai logo na água para filmar”, diz o coordenador do projeto Tamar, Guy Marcovaldi, que fez imagens inéditas do peixe com vida quando se aproximava da superfície.

O peixe estava a quase mil metros de profundidade. “Parece um animal pré-histórico”, diz o pescador Jucinei Evangelhista. “Parece que é de silicone, só tem gordura. Esse não dá pra comer”

Os pesquisadores calculam que a costa brasileira abriga pelo menos 150 espécies de peixe ainda desconhecida da ciência. As descobertas mais recentes foram de pequenos animais. Do porte desse peixe foi a primeira vez. O curioso é como um animal desse tamanho passou tanto tempo despercebido.

Ele pesa cerca de 40 quilos e é do tamanho de um homem alto. “Um metro e oitenta e três”, diz o pesquisador.

Olhos pequenos, boca grande e dentes quase invisíveis. O oceanógrafo Claudio Sampaio, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) confirma que não há registro desse peixe em nenhuma publicação científica. “A gente encontrar uma espécie como essa, totalmente nova para a ciência, é uma jóia rara. Um peixe que jamais foi visto pelo homem, é uma preciosidade” , diz Sampaio. “Provavelmente vai ser uma grande surpresa mundial."

O peixe será conservado em formol e vai fazer parte do acervo do Museu de Zoologia da UFBA. Para os biólogos, o desafio será maior do que uma simples identificação. Eles vão precisar descobrir também em que região dos mares vive essa raridade.

Notícia:

http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1310435-10406,00-PEIXE+DESCONHECIDO+E+ENCONTRADO+NA+BAHIA.html

Vídeo da Reportagem:

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1126662-7823-COM+M+PEIXE+DESCONHECIDO+E+ENCONTRADO+NA+BAHIA,00.html

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

EIA

APPs no Espaço Urbano:
O Código Florestal (lei nº 4771) de 1967 caracteriza as florestas e a vegetação como bens de interesse comuns a toda sociedade, sendo submetidos, portanto, a limitações quanto ao uso e direito das propriedades. O mesmo código estabelece critérios, quanto a localização e delimitações das Áreas de Preservação Permanente aos diferentes biomas do país.
A resolução do CONAMA nº 303, de 20 de março de 2002 dispõe sobre parâmetros, definições e limites de Áreas de Preservação Permanente. Considera sua função ambiental a de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem estar das populações humanas.
O CONAMA, por meio da resolução 303 de 20/03/02 define no Inciso II, como sendo Áreas de Preservação Permanente, nascentes ou olho d`água: local onde a água aflora naturalmente,
mesmo que de forma intermitente, a água subterrânea e ainda de acordo com inciso III, as
veredas: espaços brejosos ou encharcados, que contém nascentes ou cabeceiras de cursos d`água, onde há ocorrência de solos hidromórficos, caracterizado predominantemente por renques de buritis do brejo (Mauritia flexuosa) e outras formas de vegetação típica.
Nessa mesma resolução fica estabelecido pelo art. 3º e Inciso III que, ao redor de lagos e
lagoas naturais deve ser resguardado uma faixa mínima de trinta metros (30 metros), para
ambientes situados em áreas urbanas consolidadas e ainda no Inciso IV, define que as áreas de veredas bem como sua faixa marginal, em projeção horizontal, com largura mínima de cinqüenta metros, a partir do limite do espaço brejoso e encharcado é ambiente de preservação permanente.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Parasitologia

1) Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Plano Nacional de Vigilância e Controle das Enteroparasitoses. Brasília, DF. 2005.
Disponível em <http://www.fef.br/biblioteca/arquivos/data/enteroparasitoses_pano_nacional.pdf>. Acesso em 21/Set./2009.

2)

sábado, 19 de setembro de 2009

O suor é uma excreção ou uma secreção? Por quê?

SECREÇÃO DO SUOR : Alguns órgãos ou partes do organismo apresentam importantes secreções para a manutenção da saúde do indivíduo. A pele é responsável pela secreção do suor quando há necessidade de equilibrar a temperatura interna do corpo. Sendo assim, entende-se a transpiração como um processo ativo de secreção.

As glândulas sudoríparas na região da testa, da palma da mão, da sola do pé e da axila, segregam principalmente nas cargas emocionais. O responsável pelo "cheiro da transpiração" é a parcela, ou a composição, dos ácidos graxos que se encontram no suor. Não se pode confundir secreção com excreção, pois a última se refere a substâncias que serão eliminadas pelo organismo por não apresentarem nenhum benefício.

http://www.indiceuv.ufrj.br/2003/iuv2003_glossario.html

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Poluição faz caranguejo mudar de sexo, diz biólogo

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe1708200901.htm

Pesquisa da Unesp flagra fêmeas em plena masculinização em estuários do Sudeste
.

Para cientista, composto tóxico presente em tinta de barcos está provocando a alteração hormonal, que será testada em laboratório.

Bruno Sant’Anna

Ermitão da espécie Clibanarius vittatus, do litoral paulista

EDUARDO GERAQUE
DA REPORTAGEM LOCAL


Uma tinta muito usada por pescadores para pintar o casco de barcos pode estar fazendo um tipo de caranguejo do Sudeste do Brasil trocar de sexo. Análises iniciais mostram que o contato com o poluente tem feito as fêmeas dos grupos estudados se masculinizarem.
De acordo com o biólogo Bruno Sant'Anna, da Unesp, caranguejos ermitões da espécie Clibanarius vittatus em 13 estuários estudados, de Cananeia (SP) a Paraty (RJ), registraram o composto TBT (tributilestanho) em seus órgãos.
Altamente tóxico, o TBT é usado como biocida em tintas para cascos de barcos desde os anos 1960. A aplicação desse produto, proibido em países como Japão e França, evita que cracas, algas e mexilhões grudem nos cascos e diminuam a velocidade da embarcação.
Existem alternativas no mercado de tintas navais, mas a eficiência e o custo dos novos produtos têm feito com que muitos consumidores prefiram a tinta dita "envenenada" .
Existem vários estudos, espalhados pelo mundo, mostrando que o TBT provoca imposição sexual em moluscos. "O poluente induz a produção de hormônio masculino", diz Sant'Anna. Em colaboração com cientistas da USP, o pesquisador tenta provar que o mesmo ocorre com ermitões.
A presença de TBT nos estuários onde os bichos vivem, e dentro dos próprios organismos, já está documentada. "A maior evidência de que a troca de sexo também está ocorrendo aqui é que coletamos ermitões com os dois sexos em 3 das 13 áreas mapeadas", diz.
Como não há na natureza ermitões hermafroditas, a hipótese de Sant'Anna é que os animais coletados estejam em pleno processo de troca de sexo. Em menos de um ano, as estruturas femininas sumiriam e os animais se tornariam machos, sob efeito do TBT. Por enquanto, o número de caranguejos hermafroditas é baixo -apenas 5% dos animais coletados-, mas já é suficiente para causar alarme nos pesquisadores.


Dieta poluída

O experimento no laboratório para comprovar a ligação entre TBT e mudança de sexo, começa em dias. Serão colocados no laboratório três grupos de 60 animais: só machos, só fêmeas e bichos de dois sexos. Metade de cada população vai entrar em contato com doses de TBT. O restante dos animais servirá como controle.
Segundo Sant'Anna, as fêmeas e os bichos com os dois sexos devem todos virar machos. "Os indícios do papel do TBT são grandes", diz.
Outros dois experimentos, já realizados na Unesp em São Vicente (SP), trazem uma conclusão boa e outra ruim.
"Nós analisamos como os bichos absorvem o poluente. A alimentação tem mais importância do que a água", diz Sant'Anna. Como os ermitões comem outros pequenos animais, o TBT deve estar presente em todos eles, e no dissolvido apenas na água do mar.
A boa notícia, que pode ser ruim também se não houver um esforço de fiscalização para impedir o uso das tintas envenenadas -disponíveis no mercado nacional, apesar de existir uma convenção da Organização Marítima Internacional contrária ao produto-, é que o TBT é eliminado em 35 dias pelos animais. Ou seja, é possível salvar os bichos que ainda não começaram a trocar de sexo.
O biólogo também vai estudar mais 12 estuários. Estados como Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina serão mapeados. "Em todos esses lugares existem barcos e ermitões. A contaminação é praticamente inevitável", diz Sant'Anna.

ARTIGO = Governo do Estado está recuperando o Rio Cascão/das Pedras

Data 13/08/2009 | Tópico: INGÁ

O Rio Cascão, onde a Prefeitura de Salvador e a Construtora OAS estão realizando as obras de urbanização do canal do Imbuí, está em processo acelerado de despoluição e recuperação pelo Governo do Estado da Bahia, através do Programa Água Para Todos, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente.
O projeto de esgotamento sanitário, iniciado em fevereiro de 2009, visa implementar 100% de ligações de esgoto na bacia do Alto Pituaçu, que engloba o Rio Cascão, o Rio Saboeiro e o Rio das Pedras, com 14.750 ligações intradomiciliares. A previsão de conclusão da obra é de 24 meses e o investimento é de R$ 15.156.855,00.
A sub-bacia do Rio Cascão possui 16 km2 e está dentro da bacia hidrográfica do Rio Pituaçu.
O investimento em saneamento básico, com a retirada dos esgotos domésticos lançados in natura no rio, é a solução para a revitalização do corpo d’água.
Já o Rio Saboeiro tem suas nascentes entre Engomadeira e Narandiba, banha o Cabula e o Saboeiro, e se encontra com o Rio Cascão no Imbuí, no início da avenida Jorge Amado. Só no final da década de 70 foi iniciada a implantação de condomínios e estabelecimentos comerciais nos bairros do entorno da avenida Paralela, e iniciado o processo de lançamento de esgotos sem tratamento, contaminando o rio.
Com a despoluição e revitalização, no período de um ano, o rio irá se auto-recuperar, voltando a ser limpo e um orgulho para a cidade. Com isso, a cidade poderá usufruir de uma área verde e agradável com um rio de águas limpas.

Rio possui nascente preservada

O Rio Cascão recebe as águas do Rio Saboeiro e deságua no Rio das Pedras, na altura do bairro do Imbuí, e possui uma nascente preservada em uma das áreas mais importantes de remanescentes de Mata Atlântica em Salvador.
A nascente aflora no bairro Saboeiro e é de águas limpas próximo à Vila Joaquim, no bairro Saboeiro, e é conhecida pelos moradores como “minadouro”. Eles relatam que aquele trecho do rio sempre foi muito utilizado para banho, para lavar roupas, para pesca e para consumo.
Seu trecho principal está preservado em 200 hectares de mata protegida pelo 19º Batalhão de Caçadores do Exército (19 BC), no bairro do Cabula, onde se encontra também a represa do Rio Cascão.
Tanto o trecho principal do Rio Cascão quanto o lago da represa têm águas limpas, com peixes de várias espécies e cardumes, o que representa grande biodiversidade. Ao redor, árvores imensas, micos e pássaros nem te fazem lembrar que está dentro da cidade.
A Represa do Rio Cascão foi construída em 1905 para abastecer a então “Cidade da Bahia”. Sua importância histórica e ambiental para a cidade dava nome à atual avenida Jorge Amado, que na época tinha o nome de avenida Vale do Cascão.

Este artigo veio de INGÁ
http://www.inga. ba.gov.br1

O endereço desta história é:
http://www.inga. ba.gov.br/ modules/news/ article.php? storyid=5272

Links

  1. http://www.inga. ba.gov.br/
  2. http://www.inga. ba.gov.br/ modules/news/ article.php? storyid=527

segunda-feira, 13 de julho de 2009

SUGESTÕES ALTERNATIVAS PARA COMBATER FORMIGAS, MOSCAS E RATOS

Formigas:
Pão caseiro: Colocar pedaços pequenos de pão caseiro embebido com vinagre próximo às suas tocas, ninhos, carreadores e onde estão cortando. Ele fermenta e é tóxico para as formigas.
Colocar entre as plantas, formando barreiras: cinzas de madeira ou casca de ovo moída ou farinha de ossos ou carvão vegetal moído;
Formicida natural: 50 litros de água, 10 kg de esterco fresco, 1 kg de melado ou açúcar mascavo. Misturar bem os produtos, deixando fermentar por uma semana. Coar com um pano e aplicar dentro do formigueiro na proporção de 1 litro para 10 litros de água, até inundar o formigueiro. Colocar entre as plantas, formando barreiras: cinzas de madeira ou casca de ovo moída ou farinha de ossos ou carvão vegetal moído
Moscas:
Para perfumar a cozinha depois de usá-la coloque num recipiente (borrifador) álcool e cravo da índia, e deixe descansar por alguns dias. Depois, é só usar. Além de perfumar o ambiente, afasta as moscas.
Ratos:
Para matar ratos, pegue uma xícara de qualquer feijão cru (sem lavar mesmo), coloque no multiprocessador ou liquidificador (SEM ÁGUA) e triture até virar uma farofinha bem fininha, mas sem virar totalmente pó. Onde colocar: Coloque em montinhos (uma colher de chá) nos cantos do chão, perto das portas, e janelas (sim: eles escalam as janelas), atrás da geladeira, atrás do fogão. O que acontece? O rato come essa farofinha, mas ele não tem como digerir o feijão (cru), por falta de substâncias que digerem feijão cru, causando assim um envenenamento natural por fermentação. Resumindo: os ratos morrem em até 3 dias.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Blog Biologia Interativa

O Biologia Interativa é um blog científico e educacional voltado para o ensino da biologia e a divulgação da ciência. Além de textos, o veículo eletrônico possui animações e jogos interessantes sobre biologia, feitos por professores e especialistas da área. O blog também disponibiliza softwares para download (utilizados como ferramenta de aprendizado sobre evolução). Para acessar o Biologia Interativa, clique no link: http://biologiainterativa.wordpress.com/

NOTÍCIA (JN) - PF investiga toneladas de lixo enviadas ao Brasil

08/07/09 - 21h00 - Atualizado em 08/07/09 - 22h30

Em três portos brasileiros foram encontrados contêineres com lixo vindo da Inglaterra. Papéis, plástico, vidros e até a tampa de um banheiro químico. Mais de mil toneladas no total.

A Polícia Federal começou a investigar o despejo de mais de mil toneladas de lixo nos portos brasileiros. A carga veio da Europa escondida em contêineres.
Em Santos, no litoral paulista, foram encontradas 300 toneladas de lixo. “É uma sujeira. Isso é um desrespeito com o nosso país, nós não somos o lixão do mundo”.

Notícia Completa: http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1223626-10406,00-PF+INVESTIGA+TONELADAS+DE+LIXO+ENVIADAS+AO+BRASIL.html

NOTÍCIA - Grupo reconfigura mapa subaquático de Abrolhos

05/07/2009 - 12h54

EDUARDO GERAQUE
da Folha de S.Paulo

As águas que já tinham o título de ecossistema mais diverso do Atlântico Sul são ainda mais ricas do que se pensava, mostra um levantamento inédito. O novo mapa biológico da região do arquipélago de Abrolhos, no litoral sul da Bahia, indica que seus recifes de corais são apenas um dos cinco tipos de ambientes submersos na área.

Notícia Completa: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u590939.shtml

segunda-feira, 6 de julho de 2009

NOTÍCIA - Extrativistas fazem retirada ilegal de areia e arenoso em Barra do Pojuca

Juracy dos Anjos A Tarde

Antes, uma área de vasta mata atlântica. Agora, o que prevalece é um cenário de devastação profunda. Há mais de dez anos, extrativistas retiram, derrubando a vegetação, areia e arenoso de forma irregular em Barra do Pojuca, distrito de Camaçari, região metropolitana de Salvador. O material é usado para alimentar o mercado da construção civil...


Notícia Completa: http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=1179773

quarta-feira, 27 de maio de 2009

MATA ATLÂNTICA

>> Bahia precisa de 20 milhões para recuperar Mata Atlântica
Maiza de Andrade, do A TARDE
Carlos Casaes / Agência A TARDE
http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=1154227

quarta-feira, 6 de maio de 2009

A Baía de Guanabara pede ajuda!!

Cartão-postal ameaçado: a Guanabara pede ajuda

Qua, 06 Mai, 10h40
Por Rafael Sento Sé, da Revista Sustenta / Foto: Custodio Coimbra, da Revista Sustenta

Os primeiros portugueses que desembarcaram em terras cariocas confundiram as águas da Baía de Guanabara com as de um rio. Não faziam idéia da extensão da riqueza que haviam acabado de encontrar. As águas plácidas abrigavam centenas de ilhas, praias, dunas, restingas, num total de catorze ecossistemas e ambientes. Se os colonizadores chegassem hoje, talvez a confundissem com um gigantesco depósito de lixo. Essa é a realidade de boa parte da baía que, ao longo do desenvolvimento urbano da região metropolitana do Rio, aprendeu a duras penas a conjugar o verbo resistir.

Notícia Completa: http://br.noticias.yahoo.com/s/06052009/48/saude-cartao-postal-ameacado-guanabara-pede.html

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Por que ficamos vermelhos de vergonha?

2 horas, 39 minutos atrás
Por María Jesús Ribas / EFE

Alguma vez você ficou "vermelho como um tomate"? Quando era criança, algum adulto disse que deveria ficar vermelho de vergonha? A maioria das pessoas passa por esta experiência que, apesar de ser tão comum e natural, os cientistas ainda não conseguem explicar.


quarta-feira, 22 de abril de 2009

22/Abril: Dia da Terra (Earth Day)

>> Vídeo: Respiração da Terra

No dia 22 de abril comemora-se o dia Planeta Terra

Seg, 20 Abr, 05h08 Por Redação Yahoo! Brasil

No dia 22 de abril comemora-se o dia do Planeta Terra, iniciativa que pretende despertar a consciência na população de todo o mundo sobre maneiras de colaborar na preservação do meio ambiente através de simples medidas cotidianas.
Há 39 anos, no dia 22 de abril de 1970, aconteceu o primeiro protesto em caráter nacional contra a poluição do planeta. O então o Senador norte-americano Gaylord Nelson, na época estudante de Harvard, organizou eventos para discussão e desenvolvimento de projetos sobre o meio ambiente, conhecido como Earth Day. O movimento ganhou, ano após ano, outros países como adeptos, incluindo o Brasil, que uniu-se oficialmente à causa em 1990.

Notícia Completa: http://br.noticias.yahoo.com/s/20042009/48/saude-no-dia-22-abril-comemora.html

>> Especial Dia da Terra: http://br.noticias.yahoo.com/especiais/verde

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Dispense o cotonete

Ter, 14 Abr, 05h03
(BR Press*) - Esta é para quem limpar os ouvidos com cotonete – hastes flexíveis com algodão nas pontas, que viraram sinônimo da marca – faz parte da higiene diária. É importante atentar que este simples ato pode gerar sérios problemas para a saúde dos ouvidos. Quem alerta é o otorrinolaringologista Marcelo Alfredo, do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André (SP), que ressalta a importância da cera – sim, pelo menos uma fina e imperceptível camada – para o ouvido.

Notícia Completa:
http://br.noticias.yahoo.com/s/14042009/11/saude-dispense-cotonete.html

segunda-feira, 30 de março de 2009

Milhares de sapos são mortos em festival na Austrália

29/03/09 - 14h42 - Atualizado em 29/03/09 - 14h44

Altamente tóxicos, os anfíbios põem em risco outras espécies animais.
Biólogos dizem que eles podem transmitir doenças como a salmonela.


Milhares de sapos venenosos foram sacrificados neste domingo (29) na Austrália em evento que foi celebrado pela população do país que estava tomado por uma praga dos animais. Muitos dos corpos dos sapos foram usados para fazer fertilizantes para as fazendas que eles mesmos destruíam. Centenas de pessoas participaram do evento em que os sapos foram mortos.

Notícia completa: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1063522-5602,00-MILHARES+DE+SAPOS+SAO+MORTOS+EM+FESTIVAL+NA+AUSTRALIA.html

quinta-feira, 19 de março de 2009

Ação Educativa sobre Darwin no Pergaminho Científico

Primeira exposição da ação educativa "Darwin na Bahia e a Origem das Espécies"

INFORME - Ajude os Passarinhos

CHICLETES: EMBRULHE ANTES DE JOGAR FORA
Atraídos pelo cheiro adocicado e pelo sabor de fruta, os passarinhos comem restos de chicletes deixados, irresponsavelmente, em qualquer lugar. Ao sentirem o chiclete grudando em seu biquinho, tentam, desesperados, retirá-lo com os pés... E aí, acontece o pior: acabam sufocados. Favor, embrulhe o chiclete num pedaço de papel e jogue-o no lixo.
Os cigarros que também são jogados no meio da rua ou em qualquer outro lugar não apropriado, causa a essa mesma espécie de animal um dano irreparável.
O filtro do cigarro é feito por algodão. As aves acabam utilizando-os para a confecção de seus ninhos. Resultado: os filhotes morrem contaminados pela nicotina.

Por favor, seja coerente com a vida.
Joque o chiclete e o seu cigarro apenas em locais seguros.

Simples atitudes REALMENTE salvam vidas.
Seja você também, consciente, e, ajude a natureza.


As aves agradecem e a natureza aumenta suas chances de sobrevida

Mamíferos sofrem estresse ao sair de hibernação, diz estudo

18 de março de 2009 • 11h40 • atualizado às 12h12

Uma pesquisa realizada por pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos mostrou, pela primeira vez, que mamíferos hibernantes ao despertar do estado letárgico sofrem um processo de estresse oxidativo levando a danos nos tecidos. O estudo pode ajudar em investigações sobre doenças, em humanos, causadas por radicais livres.

Notícia completa:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3642034-EI8145,00.html

sexta-feira, 13 de março de 2009

O peixe da cabeça transparente

Este incrível peixe de águas profundas é o barreleye fish (em inglês), um dos animais marinhos que mais intrigava os cientistas há muito tempo. Adaptado à vida nas profundezas do oceano, seu corpo é totalmente escuro e, somente a parte de cima da cabeça, é transparente. Por todo esse tempo, acreditava-se que o peixe era capaz de enxergar somente acima de sua cabeça, uma habilidade muito útil para poder ver a aproximação de potenciais predadores em seu habitat. A descoberta do mistério se deu durante as filmagens feitas por biólogos marinhos que descobriram que os olhos do peixe podem enxergar em diferentes direções através da superfície transparente da cabeça. O peixe evoluiu de forma que seus olhos podem mover-se por dentro da cabeça permitindo ao peixe localizar predadores e alimento na escuridão. Notem que, os olhos são as duas esferas verdes brilhantes dentro da cabeça. Os cientistas acreditam que a visão do animal desenvolveu um tipo de filtro que permite ignorar a luz solar e captar a bioluminescência de pequenos peixes e medusas, seu principal alimento. Uma outra curiosidade, são as duas cavidades visíveis na frente da cabeça que, apesar da aparência de olhos, são na verdade o órgão olfatório do animal, similar as narinas dos seres humanos.
............. ......... ......... ......... ......... ......... ......... ......
Uma criatura realmente intrigante.

UOL Notícias: Filipinos encontram menor tubarão-baleia já visto


Grupo de ecologistas encontra na região leste do arquipélago filipino um filhote de tubarão-baleia de apenas 38 centímetros de comprimento, o menor exemplar vivo achado até agora desse que é o maior peixe do mundo Mais AP

quarta-feira, 4 de março de 2009

Biologia do Beijo

Existe uma explicação científica para o beijo que proporciona sensações tão agradáveis. Através dele, o ser humano libera seus neurotransmissores - substâncias químicas que transmitem mensagens ao corpo - provocando um estado de leveza física e emocional. Quando duas pessoas se beijam, a hipófise, o tálamo e o hipotálamo trabalham juntos na liberação dessas substâncias. Ocorre assim a "química do beijo", que exige um preparo, um tempero entre o casal, sem os quais os neurotransmissores cerebrais não funcionam.
Quando alguém se apaixona seu organismo é atacado por várias substâncias, dentre elas a feniletilamina. Uma simples troca de olhar, um aperto de mão ou beijo apaixonado podem desencadear a produção de feniletilamina. Há mais de 100 anos que cientistas conhecem esta substância, mas só recentemente é que os doutores Donald F. Klein e Michel Lebowitz, do Instituto Psiquiátrico Estadual de Nova Iorque descobriram a relação entre feniletilamina e o amor. Eles sugeriram que o cérebro de uma pessoa apaixonada contém grandes quantidades de feniletilamina, e que esta substância poderia ser a responsável, em grande parte, pelas sensações e modificações fisiológicas que experimentamos quando estamos apaixonados.
A dopamina também é um importante neurotransmissor que guarda relação coma emoção amorosa. A euforia, a insônia, a perda de apetite, o pensamento obsessivo de quem ama, estão diretamente relacionados com os níveis de dopamina. A dopamina também, de alguma forma, está relacionada com as endorfinas (que são morfinas naturais fabricadas pelo cérebro). Elas são as drogas do prazer, seja ele o prazer sexual ou o prazer da relação amorosa.
O beijo também está relacionado com os nossos sentidos. Durante o beijo visualizamos a pessoa amada mais de perto, sentimos o seu cheiro, sentimos o seu gosto e tocamos uma das partes mais sensíveis do nosso corpo: os lábios.
Durante um beijo são mobilizados 29 músculos, sendo 17 linguais. Os batimentos cardíacos podem aumentar de 70 para 150, melhorando a oxigenação do sangue, o que mostra que o beijo tem também benefícios para o coração.
Mas há um detalhe! No beijo há uma considerável troca de substâncias: 9 miligramas de água; 0,7 decigramas de albumina; 0,8 miligramas de matérias gordurosas; 0,5 miligramas de sais minerais. Sem falar em outras 18 substâncias orgânicas: cerca de 250 bactérias e uma grande quantidade de vírus.
Mas não se assuste com esses números pois o beijo é ótimo. Além disso, o beijo gasta calorias. Acredita-se que um beijo caprichado consuma cerca de 12 calorias.
É verdade que tudo isso acontece, mas não podemos dizer que o amor pode ser explicado, somente através de equações químicas e liberação de substâncias.

*Texto enviado por e-mail.

Software livre a serviço da conservação da biodiversidade

CI lança software livre a serviço da conservação da biodiversidadeNo mês de janeiro, a Conservação Internacional lançou para a comunidade científica o programa de computador “Croizat”, um novo aliado tecnológico para a identificação de áreas prioritárias a partir da análise da distribuição das espécies. O software é uma ferramenta especialmente projetada para análises de dados de distribuição geográfica de espécies e possibilita estudos quantitativos em panbiogeografia, uma das principais linhas de pesquisa da biogeografia, que é o estudo da distribuição dos seres vivos no planeta. O programa está disponível gratuitamente em
http://panbiog.infobio.net/croizat.

Rua Gonçalo de Carvalho - Porto Alegre

Primeira rua declarada Patrimônio Ambiental de Porto Alegre.
Um exemplo para o mundo...

http://goncalodecarvalho.blogspot.com/2007/06/patrimnio-ambiental-com-placa-e-tudo.html