sexta-feira, 6 de junho de 2008

BACTÉRIAS QUE FAZEM BEM

Bactérias fazem mal à saúde, certo? Nem sempre. Algumas delas, chamadas probióticas, fazem bem. Existem trilhões de bactérias no nosso corpo, principalmente na boca, nos intestinos e na vagina. As que vivem no abdome são submetidas a um complexo equilíbrio com outras bactérias e ajudam a prevenir o crescimento de bactérias nocivas. Algumas produzem as vitaminas B e K. Elas também auxiliam a digestão, melhoram a digestão, a absorção de nutrientes, a reduzir a formação de substâncias carcinogênicas e fortalecem a função imunológica.
Mas muitos fatores podem afetar esse delicado equilíbrio. Entre eles estão o envelhecimento, o álcool, a má alimentação, as doenças crônicas e, possivelmente, o estresse. Antibióticos são especialmente problemáticos. Eles destroem muitas das bactérias benéficas à medida que matam as que causam as doenças.
Quando o equilíbrio no trato digestivo é perturbado, algumas bactérias nocivas podem se tornar numerosas demais e causar dores intestinais, diaaréia ou problemas mais graves. Os probióticos ajudam a restaurar o equilíbrio. Essas bactérias saudáveis podem ajudar a:
Aliviando a diarréia: Certos probióticos podem diminuir a duração de diarréia infecciosa em 60%.
- Protegendo contra infecções: Como o intestino, a vagina também contém bactérias em equilíbrio dinâmico, um dos motivos pelos quais as mulheres têm com freqüência, infecções vaginais após tomarem antibióticos. Espermicidas e pílulas anticoncepcionais também podem desequilibrar a flora vaginal. A ingestão de determinados probióticos ajuda a prevenir infecções.
- Aliviando dores estomacais: Os probióticos são aliados de quem sofre de síndrome do intestino irritável (SII), doença de Crohn ou colite ulcerativa.
Outros benefícios: As bactérias "boas" ajudam a prevenir algumas reações alérgicas. PEsquisas sugerem que, em crianças, os probióticos reduzem o risco de eczema; e estudos em animais demonstram ação preventiva em tumores. Eles podem possuir, até mesmo, propriedades antioxidantes, o que ajuda na luta contra inflamações perigosas.
Como adquiri-los? A maneira mais fácil é consumir iogurte com lactobacilos vivos. Suplementos alimentares - como os que contém lactobacilos e bifidobactérias - são outra opção, embora variem em qualidade e potência. Os probióticos não causam efeitos colaterais graves, mas algumas pessoas observam o aumento de gases. Consultar um médico antes de experimentá-los, especialmente se estiver grávida ou amamentando ou se o sistema imunológico estiver enfraquecido.

Dr. Dean Ornish na Revista Seleções-Reader's Digest, Julho 2007.

Nenhum comentário: