quinta-feira, 19 de junho de 2008

Bio na comemoração do Centenário Brasil-Japão


"... A homenagem a Konosuke Fukai, pesquisador que possibilitou a produção dos primeiros lotes de vacinas contra sarampo. (...) Desde o início da transferência de tecnologia até hoje já foram entregues cerca de 132 milhões de doses desta vacina no Brasil e a doença foi declarada extinta do país em 2001.
A transferência de tecnologia da vacina contra poliomielite, por sua vez, foi realizada por meio de um acordo com o Instituto de Pesquisa de Poliomielite do Japão (JPRI), em 1984. Esta vacina é o atual símbolo da campanha de multivacinação realizada pelo Ministério da Saúde. A doença, que já teve alta incidência no país, foi considerada erradicada em 1994, após ações de imunização e de vigilância epidemiológica no Brasil. Nos últimos 20 anos, já foram fornecidas cerca de 410 milhões de doses desse imunizante."

http://www.fiocruz.br/bio/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=688&sid=227

domingo, 15 de junho de 2008

Tristeza ou Depressão?

Tristeza ou depressão? Saiba diferenciar cada sentimento e tratá-lo de maneira correta.

"A vida não é do jeito que deveria ser. É do jeito que é. O jeito que você lida com ela é que faz a diferença". (Virginia Satir)

http://yahoo.minhavida.com.br/MostraMateria20.vxlpub?codMateria=2662&utm_source=yahoo_dest&materia=2662&titulo=Tristeza+ou+depress%e3o?

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Mulher dá à luz bebê com quatro braços e quatro pernas na Indonésia

Dom, 08 Jun, 06h15
Jacarta, 8 jun (EFE).- Uma mãe indonésia de 24 anos deu à luz uma menina com quatro braços e quatro pernas em um hospital público da Indonésia na sexta-feira passada.
A mulher identificada como Enung deu à luz no Hospital Slamet, em Garut, a cerca de 160 quilômetros ao sudeste de Jacarta, às 19h10 (8h10 de Brasília) da sexta-feira e a criança morreu no sábado, informou hoje a agência de notícias "Antara".
O doutor Wijayanti Utoyo opinou que pode ter se tratado de um crescimento intrauterino retardado de dois gêmeos que não se dividiram no óvulo devido à desnutrição, infecção ou trauma.
O médico disse que, mesmo que a criança tivesse sobrevivido, seria difícil pensar na separação porque o bebê só tinha uma cabeça, um tronco e um coração. EFE ind/ma Q:IHU:pt-BR:08002000:Aspectos humanos:Curiosidades SYS:pt-BR:07001000:Saúde:Doenças
Yahoo Notícias - Entretenimento

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Saúde: RIR É BOM

Rir é um ótimo remédio, e agora muitas pessoas estão tomando uma dose regular desse medicamento divertido. Integrantes de clubes do riso descobriram que a simulação do riso pode desencadear verdadeiras gargalhadas - beneficiando a mente, o corpo e o espírito.
Quando se ri em grupo, o conteúdo da piada não importa. Pode-se achar graça de qualquer coisa, estimular o riso e ainda colher os benefícios. O corpo não reconhece a diferença. O lema é: "Provoque o riso até começar a gargalhar." Incorporando alongamentos da ioga, respiração, meditação e um monte de brincadeiras, uma típica sessão do clube do riso começa com o ato de bater palmas compassadas ao mesmo tempo que se produzem vigorosos "ho-ho, ha-ha-ha". Essa técnica foi desenvolvida pelo Dr. Madan Kataria, em 1995. Seu interesse nos benefícios do riso para a saúde - o impacto positivo na cura e como ele reduz o estresse - levou à criação de cinco mil clubes do riso no mundo todo, onde os sócios se juntam para praticar várias modalidades de riso.
Diversos estudos apóiam os benefícios do riso para a saúde, principalmente na reabilitação cardíaca e no alívio da depressão. Agora, pesquisas da Universidade de Loma Linda, na Califórnia, sugerem que apenas a expectativa de ouvir algo engraçado pode contribuir para a diminuição do estresse e o fortalecimento do sistema imunológico. O pesquisador Lee S. Berk diz que "se o riso em grupo for, por si só, uma atividade divertida, você provavelmente já obteve alguns benefícios para a saúde". (Connie Proteau). Diversos estudos apóiam os benefícios do riso para a saúde, principalmente na reabilitação JOGO RÁPIDO =>> O riso propicia excelente massagem interna no trato digestivo, aumenta o fluxo sanguíneo para fígado, baço, rins, pâncreas e glândulas supra-renais.

Fonte: Revista Seleções-Reader's Digest, Rio de Janeiro, RJ. Outubro 2007. (http://www.selecoes.com.br/)

CENOURINHAS SUPERPODEROSAS

Em uma salada, a cenoura tem pelo menos duas utilidades. Além de tornar o prato visualmente mais atraente, em especial para as crianças, ela é rica em betacaroteno, substância que, no corpo, produz a vitamina A em abundância. E agora, graças a uma descoberta de pesquisadores da Embrapa Hortaliças, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a cenoura tornou-se ainda mais nutritiva, em tamanhos menores e pronta para o consumo - ou seja, sem cascas. O objetivo dos técnicos agora é fazer com que as empresas de alimentos comprem a idéia do produto, batizado de "cenouretes".

Fonte: Correio Braziliense-DF

Veja mais em:
- www.abhorticultura.com.br/News/Default.asp?id...
- globorural.globo.com/edic/195/repcenouraa.htm

Agência Estado - Ter, 04 Mar, 12h10
A cadela Holly, que perdeu a cria, adota um filhote de Jaguatirica, apelidado de 'Nino', em Lucélia, interior de São Paulo. O filhote foi encontrado no canavial às margens do rio Aguapeí, na fazenda Aroeira do Salto. A cadela, que deu à luz três filhotes mortos, amamenta Nino. A onça, que ainda não abriu os olhos, deverá ser enviada ao zoológico de Araçatuba (SP).
AFP - Qua, 07 Mai, 11h53
Gado pasta próximo ao rio Tingo Palca, poluído por agentes oxidantes, usados por mina de extração que pertence a empresa Volcan Co., em Cerro de Pasco, mais de 300 km a leste de Lima e 4.380 metros acima do mível do mar.
AFP - Seg, 10 Mar, 10h31
Supervisor Michael Fadden segura um sapo raro em seu polegar no zôo de Sydney, 10 de março de 2008. Zôos australianos irão juntar forças para salvar espécies em perigo de extinção ao redor do mundo. Há 220 espécies de sapos na Austrália, 47 estão correndo perigo e oito espécie já podem ser consideradas extintas.

AFP - Qua, 05 Mar, 02h52
Uma garça pocura por comida no meio do lixo na costa da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Diariamente são atirados cerca de 465 toneladas de lixo doméstico, esgoto, plástico, entre outros detritos, são despejados na Baía.


AFP - Ter, 26 Fev, 10h04
Foto tirada de reservatório quase vazio, ao norte de Santiago. Animais no centro e no sul do Chile estão morrendo por falta de água e alimento. O país está passando pela pior seca em 4 décadas, com 40% dos municípios em estado de emergência declarado.

Fonte: Fotos do Yahoo Notícias

Efeitos do Álcool no Corpo


Cientistas alertam para extinção de todas as espécies marinhas em até 40 anos

Entre os motivos estão a pesca intensiva e as mudanças climáticas.Colapso biológico traria sérios impactos ambientais e econômicos.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL310188-5603,00-CIENTISTAS+ALERTAM+PARA+EXTINCAO+DE+TODAS+AS+ESPECIES+MARINHAS+EM+ATE+ANOS.html

Borboleta "golpista" engana formiga para que ela adote seus filhos

Iludida, formiga acha que larva que carrega é de sua ninhada. Quando descobre a trapaça, começa uma 'guerra evolutiva'.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL246598-5603,00-BORBOLETA+GOLPISTA+ENGANA+FORMIGA+PARA+QUE+ELA+ADOTE+SEUS+FILHOS.html

Hormônio da juventude transforma lagarta em mestre do disfarce

Lagarta muda completamente de aparência do início da fase larval até o final.Substância responsável é a mesma envolvida na metamorfose da larva em borboleta.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL308692-5603,00-HORMONIO+DA+JUVENTUDE+TRANSFORMA+LAGARTA+EM+MESTRE+DO+DISFARCE.html

Atitudes Sustentáveis

Água, energia elétrica e combustíveis
Água - Ela até cai do céu, mas é um recurso esgotável e raro em muitos lugares do mundo. Se, em apenas cinco minutos, você escovar os dentes com a torneira escancarada, 12 litros de água potável serão desperdiçados.
Energia elétrica - O consumo cada vez maior requer a construção de mais usinas hidrelétricas e mais florestas vão desaparecer para dar lugar a elas. O simples gesto de desligar as luzes dos ambientes, quando estiverem vazios, pode ajudar a evitar isso.
Combustíveis - A queima dos fósseis, como o diesel e a gasolina, é a maior responsável pela emissão de gases do aquecimento global. Segundo o urbanista e ex-prefeito de Curitiba Jaime Lerner, "nas grandes cidades são produzidos 75% de todo o CO2 jogado na atmosfera". Pense nisso antes de entrar no carro só para ir à padaria da esquina.
EM CASA - Seu lar doce lar pode ser uma cidadela da sustentabilidade com algumas atitudes bem simples
1. Os aparelhos que ficam dia e noite em modo stand by são mais uma nova invenção em nome do conforto. Só esqueceram de dizer que isso consome energia sem necessidade. Puxe a tomada de todos eles quando não estiverem em uso e tenha certeza: o valor de sua conta de luz vai cair bastante.
2. Na hora de comprar eletrodomésticos, escolha os mais eficientes. É possível reconhecê-los pelo selo do Procel (nas marcas nacionais) ou Energy Star (nos importados). Detalhe: isso não custa nada.
3. Viva seu dia com luz natural. Abra janelas, cortinas, persianas, deixe o sol entrar e iluminar sua casa em vez de acender lâmpadas. Além de fazer muito bem ao seu humor, você também vai economizar dinheiro no fim do mês.
4. Mude sua geladeira e seu freezer de lugar. Ao colocá-los próximos do fogão e de áreas onde bate sol, eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho de temperatura. Aproveite para avaliar com seus botões: será que você precisa mesmo de um freezer?
5. Idéia luminosa é trocar as lâmpadas incandescentes do banheiro, da cozinha, da lavanderia ou da garagem pelas fluorescentes. O motivo é para lá de convincente: elas duram até 10 vezes mais, são mais eficientes e economizam até um terço de energia elétrica.
6. Ventiladores de teto consumem muito menos energia que os aparelhos de ar condicionado. Tudo bem, você prefere o ar condicionado. Então, ao menos use-o racionalmente, com portas e janelas fechadas e os filtros regularmente limpos.
7. Evite a torneira elétrica nos dias quentes. Aliás, para quê esquentar a água da pia se vivemos num país tropical? Pense nisso.
8. Atire a primeira pedra quem nunca esqueceu o carregador do celular ligado na tomada. Acredite: esse pequeno descuido gasta energia elétrica.
9. Pendure as roupas no varal em vez de usar a secadora. Recorra a ela apenas em casos mais urgentes. E aquele truque de colocar panos e roupas para secar atrás da geladeira deve ser abolido, pois consome energia extra.
10. Não há nada mais fora de moda que usar a mangueira de água para varrer a calçada, a chamada "vassourinha hidráulica". Em 15 minutos, 280 litros de água escorrem para o ralo inutilmente. Espante a preguiça, pegue a vassoura, junte a sujeira, recolha com a pá e só depois enxágüe o chão.
11. O que há de errado em tomar água "torneiral"? Saiba que ela é bem tratada antes de chegar a sua casa. então, instale um purificador na torneira e se esqueça dos incômodos garrafões. O consumo de água engarrafada envolve o transporte em veículos a diesel. É preciso dizer mais?
12. Fique de olho em vazamentos nos encanamentos e não deixe torneiras pingando inutilmente. É economia líquida e certa de água e de dinheiro.
13. Pense com carinho na possibilidade de colocar acumuladores de energia solar e de coleta de água das chuvas em sua casa. Novos prédios já estão tomando essas medidas. Pode ser um bom investimento para você. E um alívio para o planeta.
14. Muito luxo produz muito lixo. Pense antes de sair comprando tudo o que aparecer. Com essa atitude você faz a diferença, combatendo o desperdício.

Brasileiros descobrem fóssil de ancestral do crocodilo

Cadáver joga voleibol na exibição 'Bodies.. the exhibiton', o em Madrid, 31 janeiro 2008. Para o evento foi desenvolvida uma técnica para conservar partes do corpos de seres humanos. A exibição será apresentada ao redor do globo.

Fonte: Fotos do Yahoo Notícias

BACTÉRIAS QUE FAZEM BEM

Bactérias fazem mal à saúde, certo? Nem sempre. Algumas delas, chamadas probióticas, fazem bem. Existem trilhões de bactérias no nosso corpo, principalmente na boca, nos intestinos e na vagina. As que vivem no abdome são submetidas a um complexo equilíbrio com outras bactérias e ajudam a prevenir o crescimento de bactérias nocivas. Algumas produzem as vitaminas B e K. Elas também auxiliam a digestão, melhoram a digestão, a absorção de nutrientes, a reduzir a formação de substâncias carcinogênicas e fortalecem a função imunológica.
Mas muitos fatores podem afetar esse delicado equilíbrio. Entre eles estão o envelhecimento, o álcool, a má alimentação, as doenças crônicas e, possivelmente, o estresse. Antibióticos são especialmente problemáticos. Eles destroem muitas das bactérias benéficas à medida que matam as que causam as doenças.
Quando o equilíbrio no trato digestivo é perturbado, algumas bactérias nocivas podem se tornar numerosas demais e causar dores intestinais, diaaréia ou problemas mais graves. Os probióticos ajudam a restaurar o equilíbrio. Essas bactérias saudáveis podem ajudar a:
Aliviando a diarréia: Certos probióticos podem diminuir a duração de diarréia infecciosa em 60%.
- Protegendo contra infecções: Como o intestino, a vagina também contém bactérias em equilíbrio dinâmico, um dos motivos pelos quais as mulheres têm com freqüência, infecções vaginais após tomarem antibióticos. Espermicidas e pílulas anticoncepcionais também podem desequilibrar a flora vaginal. A ingestão de determinados probióticos ajuda a prevenir infecções.
- Aliviando dores estomacais: Os probióticos são aliados de quem sofre de síndrome do intestino irritável (SII), doença de Crohn ou colite ulcerativa.
Outros benefícios: As bactérias "boas" ajudam a prevenir algumas reações alérgicas. PEsquisas sugerem que, em crianças, os probióticos reduzem o risco de eczema; e estudos em animais demonstram ação preventiva em tumores. Eles podem possuir, até mesmo, propriedades antioxidantes, o que ajuda na luta contra inflamações perigosas.
Como adquiri-los? A maneira mais fácil é consumir iogurte com lactobacilos vivos. Suplementos alimentares - como os que contém lactobacilos e bifidobactérias - são outra opção, embora variem em qualidade e potência. Os probióticos não causam efeitos colaterais graves, mas algumas pessoas observam o aumento de gases. Consultar um médico antes de experimentá-los, especialmente se estiver grávida ou amamentando ou se o sistema imunológico estiver enfraquecido.

Dr. Dean Ornish na Revista Seleções-Reader's Digest, Julho 2007.

OBESOS DESNUTRIDOS

Apesar das várias opções de verduras, legumes e frutas que o país planta e exporta, o brasileiro se alimenta mal. Os tradicionais arroz, feijão e carne são uma boa opção para suprir as necessidades de macronutrientes - proteínas, gorduras e carboidratos -, mas o prato predileto nacional não fornece quantidade suficiente de micronutrientes de que o corpo precisa diariamente. O estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e envolveu 2.420 pessoas com mais de 40 anos, de todas as regiões do país e de todas as classes sociais. Elas tiveram de dizer o que haviam comido nas 24 horas anteriores. "Foi uma fotografia do prato do brasileiro", diz o médico Marcelo Pinheiro, um dos líderes do estudo. A verdade é que aqui se segue, cada vez mais, o mau exemplo americano: muita gordura e poucos nutrientes. E, ao contrário do que se pensava, apenas 3% da população acima de 40 anos pode ser enquadrada como subnutrida: 60% dos entrevistados, representantes das classes A e B, e 52% das C, D e E, estão acima do peso.
>> LEITE CONTRA A BARRIGUINHA: A síndrome metabólica é um distúrbio que faz o corpo absorver insulina em menor quantidade. Com isso, há picos de glicose no sangue - e o açúcar deixa de ser absorvido pelos músculos em forma de energia para ser depositado nas células de gordura. O resultado? Barriguinha saliente - e três vezes mais chances de sofrer um infarto ou um acidente vascular cerebral (AVC).
Pacientes com síndrome metabólica podem ser candidatos a tratamento particularmente agressivo da hiperglicemia e dos outros fatores de risco cardiovascular porque o risco de morbidade e mortalidade cardiovasculares é bastante aumentado.
A boa notícia é que beber leite pode ajudar a prevenir essa síndrome. O leite tem uma proteína chamada whey, que regula a produção de insulina. "Mas, para bons resultados, é preciso consumir cerca de três copos por dia", diz a Dra. Cibele Crispim, da RG Nutri Consultoria Nutricional, de São Paulo. "Alguns suplementos possuem grande quantidade de whey, mas não são a melhor escolha. O que torna o leite poderoso é exatamente a combinação natural de nutrientes que ele possui, como caseína, lactose, cálcio e minerais."
Fonte: - Revista Seleções-Reader's Digest, Dezembro 2007.
- Revista Seleções-Reader's Digest, Rio de Janeiro, RJ. Outubro 2007. (http://www.selecoes.com.br/)

Veja mais em:
- Diabetes: Panorama do diabetes mellitus tipo 2. Disponível em http://www.msd-brazil.com/msdbrazil/patients/sua_saude/diabetes/diab02.html
- Heno Ferreira Lopes; Brent M. Egan. Desequilíbrio autonômico e síndrome metabólica: parceiros patológicos em uma pandemia global emergente. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2006001700022&lng=es&nrm=iso&tlng=es

Gigantesca imitação de garrafa de plástico descansa à beira do poluído Rio Tietê em São Paulo, como parte de um estudo experimental realizado pelo artista plástico Eduardo Srur, para uma possível exibição de arte que discutiria os problemas de poluição do meio ambiente.
Fotos do Yahoo Notícias.

AQUECIMENTO GLOBAL AMEAÇA REDE ALIMENTAR DOS OCEANOS

http://www.faunabrasil.com.br/sistema/modules/news/article.php?storyid=64

Califórnia polui mais do que o Brasil

NUSA DUA, Indonésia (AFP) - A Califórnia emite mais gases causadores do efeito estufa (GES) do que o Brasil inteiro, país com população 5 vezes maior do que a do estado americano, assinala uma ONG americana em um relatório apresentado nesta quinta-feira, durante a conferência de Bali sobre o clima. Em situação semelhante, o estado americano de Michigan polui mais que a Nigéria, país mais populoso da África e com população 16 vezes maior. "Individualmente, 42 Estados americanos emitem mais gases causadores do efeito estufa do que 100 países em desenvolvimento juntos", anunciou a Nationat Environment Trust (NET) em seu estudo intitulado "Assumindo a responsabilidade". É o caso também do Texas, com 696 milhões de toneladas de CO2 por 23,7 milhões de habitantes, com poluição idêntica à do Reino Unido. Este estado americano, sozinho, emite mais poluentes do que 116 países em desenvolvimento juntos com mais de um bilhão de indivíduos. O relatório, no entanto, traz também uma boa notícia: 17 estados americanos atualmente - representantes de 31% das emissões americanas e 45% da população - adotaram objetivos de redução e muitos outros fixaram reduções por setor de atividade, "lançando as bases de uma futura política nacional" de luta contra o aquecimento climático. A NET lembrou que de 1750 a 2005, os Estados Unidos e outras nações industrializadas, dentre as quais algumas da Europa, o Japão, o Canadá e a Rússia, foram responsáveis por mais de 73% das emissões de GES acumulados pelo uso de energias fósseis. No mesmo período, a China - hoje em dia a um passo de se tornar a maior poluidora do planeta - emitiu apenas 7,8% dos GES pelas energias fósseis.

Células-tronco derivadas da pele curam anemia em ratos

Foto: AFP

WASHINGTON (AFP) - Pesquisadores americanos conseguiram curar ratos com drepanocitose graças a células-tronco produzidas a partir de células da pele reprogramadas, revela um estudo publicado pela revista Science que estará nas bancas neste 7 de dezembro. Jacob Hannah e sua equipe do Instituto Whitehead para Pesquisa Biomédica, de Cambridge, Massachusetts, utilizaram células reprogramadas próximas ao estado embrionário, também chamadas de células-tronco induzidas, que foram reintroduzidas no sangue de ratos com drepanocitose. As células reprogramadas geraram células sanguíneas saudáveis e os sintomas da doença diminuíram significativamente, assinalaram os cientistas. Esta nova técnica poderá permitir aos médicos criar células-tronco com um código genético específico de um paciente, eliminando os riscos de rejeição, e fazer avançar rapidamente as pesquisas para o tratamento do câncer, Alzheimer, Parkinson, diabetes e artrite, entre outras doenças, por que os pesquisadores terão muito mais acesso às células-tronco. As células-tronco são vistas como uma possível solução para várias doenças por que permitem o desenvolvimento de quase 220 tipos de células do corpo humano. Mas o acesso às células-tronco nos Estados Unidos - inclusive para pesquisa - tem sido limitado por questões éticas em torno do uso de embriões humanos e clonagem humana. As células-tronco derivadas de embriões também apresentam risco de rejeição por parte dos pacientes.

Abacate e saúde da boca

Certos nutrientes encontrados nos abacates teriam propriedades que auxiliariam na prevenção do câncer oral. O estudo foi feito por cientistas americanos e publicado na revista científica Seminars in Cancer Biolog. A pesquisa revelou que substâncias extraídas da fruta inibem as células cancerígenas. Segundo os pesquisadores, o abacate possui certas substâncias fitoquímicas que aumentam a quantidade de oxigênio reativo, levando as células doentes à morte e mantendo as outras saudáveis. Mas eles alertam que os estudos estão numa fase inicial e que mais pesquisas devem ser feitas para garantir a confirmação destas propriedades dos abacates.

Por Marco de Cardoso
YAHOO Notícias - Ciência e Saúde

ADVERTÊNCIA: ÁLCOOL DEMAIS FAZ MAL À SAÚDE

Beber, beber e beber. Seja em uma festa ou no happy hour do meio da semana, cervejinha, caipirinha e uísque fazem parte dos pedidos de muita gente, sem restrições de faixa etária. Não há mal nenhum em desfrutar deste prazer, mas o problema está no abuso dele. O uso constante e em excesso de bebidas alcoólicas podem desencadear em algumas doenças que atingem o fígado principalmente. Este é particularmente vulnerável aos efeitos do álcool porque é o órgão onde ele e outras toxinas são metabolizadas, sendo transformadas em substâncias menos perigosas para serem removidas do corpo.

A esteatose hepática é a primeira integrante desta lista, caracterizada pelo acúmulo de pequenas bolsas de gordura no tecido do fígado, levando a um aumento do volume do órgão. Os efeitos do álcool podem ainda provocar uma hepatite alcoólica, que significa inflamação do fígado, com direito a fraqueza, febre, perda de peso, náuseas, vômitos, dor abdominal (sobre a área do fígado) e icterícia (amarelamento da pele). Trata-se de uma doença que pode levar à morte. Mais de 70% das pessoas com hepatite alcoólica desenvolvem cirrose. A cirrose, no entanto, é o dano mais grave, irreversível. Com essa doença, o tecido saudável do fígado dá lugar a um tecido cicatricial e o órgão vai parando de funcionar progressivamente, ou seja, o fígado pára de realizar suas funções vitais e, quando chega ao estágio final, a única solução é o transplante.
A ultrassonografia e exames de sangue são capazes de visualizar a presença de esteatose ou cirrose hepática. Mas a biópsia hepática é o exame mais específico para saber o grau de comprometimento e determinar a causa dessas doenças. Algumas destas condições podem ser contornadas por medicações, dietas e procedimentos especializados. Embora a melhor maneira seja o controle da ingestão de bebidas.

Equipe Bem Star
Fonte: YAHOO Notícias - Ciência e Saúde

Veja mais em:

Um garoto iraquiano bebe água de um cano que passa sobre um trecho de esgoto aberto na cidade de Fdailiyah, no Iraque. Muitas regiões próximas à cidade de Bagdá são carentes de infra-estrutura para fornecer energia elétrica e água potável aos moradores. As autoridades temem que haja um surto de cólera em Bagdá e nas proximidades.
Fonte: Yahoo Notícias

AUSTRALIANOS BEBERÃO ESGOTO RECICLADO!!!

Um dia isso chegará ao Brasil, vamos economizar que tem gente passando sede - Acreditem!

A população do Estado australiano de Queensland vai começar em breve a beber água contendo esgoto reciclado, advertiu o líder do governo, Peter Beattie. Ele disse que cancelou um referendo programado sobre o assunto, porque não existe mais uma alternativa e também advertiu que outros Estados da Austrália terão, eventualmente, que fazer o mesmo. O país vive atualmente a sua mais grave estiagem já registrada. O primeiro-ministro australiano, John Howard, declarou que a segurança do fornecimento de água é o maior desafio que a Austrália enfrenta, e anunciou um pacote no valor equivalente a US$ 7 bilhões para lidar com o problema. Beattie, que é do principal partido de oposição ao governo, o Trabalhista, disse que a redução dos níveis de água deixou sua administração sem opção além da de introduzir água reciclada no sudeste de Queensland, começando no ano que vem. "Sem chuva, nós não temos escolha", afirmou à rádio ABC. "Estas são decisões desagradáveis, mas ou você bebe água ou morre. Não há escolha. É ouro líquido, é uma questão de vida ou morte", disse Beattie.


A prática de beber água reciclada - que já é empregada em países como Estados Unidos, Grã-Bretanha e Cingapura, não tem apoio amplo na Austrália.
Howard apoiou as declarações de Beattie, dizendo a uma emissora de rádio de Sydney: "Eu defendo a reciclagem há muito tempo (...) Eu sou fortemente favorável à reciclagem, Beattie está certo". Mas Mike Rann, líder do governo da Austrália Meridional, e Morris Iemma, líder do governo de Nova Gales do Sul, rejeitaram o plano - e Rann descartou o uso de esgoto reciclado para qualquer uso exceto irrigação.
Malcolm Turnbull, o novo ministro para Meio Ambiente e Recursos Hídricos, pediu a outros Estados que tenham uma mente mais aberta sobre a questão. "Não descarte a dessalinização porque é cara, ou a reciclagem porque soa nojenta, ou a construção de uma represa", disse Turnbull à mídia australiana. "Coloque tudo na mesa, analise todos os custos econômicos, ambientais e financeiros e depois tome a decisão".


Sistema fluvial
Em antecipação a uma eleição no próximo ano, Howard e sua administração federal tem mostrado empenho na busca de soluções para problemas ambientais. Howard anunciou na semana passada que o governo federal quer assumir o controle do sistema fluvial Murray-Darling - a fonte de água mais preciosa do país, responsável pela irrigação da maior parte das terras cultivadas da Austrália. O plano controvertido seria a maior reforma do gerenciamento dos recursos hídricos da história do país. Os quatro governos estaduais que o gerenciam são atualmente controlados pelo Partido Trabalhista, de oposição, que argumentou que as novas propostas representam um uso de poder "inaceitável" por parte do primeiro-ministro.

ESPECIAL: MEIO AMBIENTE EM FOCO

Pelos filhos e pelo meio ambiente
Divórcio aumenta uso de recursos naturais e contribui para aquecimento global, mostra estudo.

Thaís Fernandes
Ciência Hoje On-line 03/12/2007

http://cienciahoje.uol.com.br/107295

CAFÉ, A ARMA CONTRA O MOSQUITO DA DENGUE

Uma cientista paulista, a bióloga Alessandra Laranja, do Instituto de Biociências da UNESP (campus de São José do Rio Preto), durante a pesquisa da sua dissertação de mestrado, descobriu que a borra de café produz um efeito que bloqueia a postura e o desenvolvimento dos ovos do Aedes Aegypti.

O processo é extremamente simples: O mosquito pode ser combatido colocando-se borra de café nos pratinhos de coleta de água dos vasos, no prato dos xaxins, dentro das folhas das bromélias, etc. A borra de café, que é produzida todos os dias em praticamente todas as casas tem custo zero. O único trabalho é o de colocá-la nas plantas, inclusive sendo jogada sobre o solo do jardim e quintal. Os especialistas em saúde pública, entre eles médicos sanitaristas, estão saudando a descoberta de Alessandra, uma vez que, além da ameaça da Dengue 3, possível de acontecer devido às fortes enxurradas de final de ano, surge outra ameaça, proveniente do exterior: a da Dengue tipo 4. Conforme explica a bióloga, 500 microgramas de cafeína da borra de café por mililitro de água bloqueia o desenvolvimento da larva no segundo de seus quatro estágios e reduz o tempo de vida dos mosquitos adultos. Em seu estudo ela demonstrou que a cafeína da borra de café altera as enzimas esterases, responsáveis por processos fisiológicos fundamentais como o metabolismo hormonal e da reprodução, podendo ser essa a causa dos efeitos verificados sobre a larva e o inseto adulto.

A solução com cafeína pode ser feita com duas colheres de sopa de borra de café para cada meio copo de água, o que facilita o uso pela população de baixa renda e pode ser aplicada em pratos que ficam sob vasos com plantas, dentro de bromélias e sobre a terra dos vasos, jardins e hortas. O mosquito se desenvolve até mesmo na película fina de água que às vezes se forma sobre a terra endurecida dos jardins e hortas, também na água dos ralos e de outros recipientes com água parada (pneus, garrafas, latas, caixas dágua etc.).

"A borra não precisa ser diluída em água para ser usada", diz a bióloga. Pode ser colocada diretamente nos recipientes, já que a água que escorre depois de regar as plantas vai diluí-la. Ou seja: ela recomenda que a borra de café passe a ser usada, também, como um adubo ecologicamente correto. Atualmente, o método mais usado no combate ao Aedes aegypti é o da aspersão dos inseticidas organofosforados, altamente tóxicos para homens, animais e plantas.

Luciana Rocha Antunes - Bióloga, Especialista em Gestão Ambiental e Mestranda em Agroecologia e Desenvolvimento Rural UFSCar e Embrapa Meio Ambiente (55) 19 81567751 lurantunes@yahoo.com.br

Vale lembrar que, quem for picado pelo mosquito deve tomar muita sopa de inhame. Além de ser deliciosa, ainda ajuda a aumentar o número de plaquetas que vão se reduzindo com a dengue.

Dr. Afonso Alvarez Perez JúniorDiretor ExecutivoTecsa Laboratórios - 12 anos de ExcelênciaPABX: (31) 3281-0500FAX: (31) 3287-3404Email: afonsoperez@tecsa.com.br

ÓTIMA NOTÍCIA SOBRE MEIO AMBIENTE

É hora de pensarmos no futuro do nosso planeta. Agora já temos onde levar pilhas/baterias (Banco Real) e óleo de cozinha (Lojas Extra). A partir de agora as Agências do Banco Real e as lojas do Extra estão com programa de reciclagem.

Sabe aquelas pilhas e baterias usadas que não sabemos o que fazer com elas? Pois é, agora está fácil! Basta levá-las a qualquer agência do Banco Real e colocá-las no Papa- pilhas. Este é mais um programa de reciclagem promovido pela instituição. As pilhas e baterias de celulares, câmeras digitais, controle remoto, relógios, etc, contém materiais que contaminam o solo e os lençóis freáticos deixando-os impróprios para utilização, podendo provocar problemas à saúde, como danos para os rins, fígado e pulmões. São eles: cádmio, mercúrio, níquel, chumbo.

Não esqueça: o Papa-Pilhas está disponível em todas as unidades do Banco Real.Também já temos onde levar o óleo de cozinha usado para reciclar! As lojas do Extra, que já reciclam outros tipos de resíduos, como papel, vidro, plástico e metal, reciclarão também óleo de cozinha! Você sabia que apenas 1 litro de óleo despejado no esgoto polui cerca de um milhão de litros de água ou o que uma pessoa consome em 14 anos de vida?E ainda provoca a impermeabilizaçã o dos leitos e terrenos próximos, contribuindo para a ocorrência de enchentes.

Como fazer:
1. Depois que o óleo usado esfriar, armazene em uma garrafa PET daquelas de 2 litros, se possível transparente. Tampe bem a garrafa e deposite-a no coletor de lixo de cor marrom da loja Extra, indicado para esta finalidade.
2. Todo óleo de cozinha coletado será encaminhado pela cooperativa às empresas recicladoras, que o utilizarão como matéria-prima para a produção de biocombustível.
3. Se o Extra mais perto de sua casa ainda não tem o coletor apropriado, ligue para o SAC da empresa: 0800-7732732, e peça para que seja providenciado.
4. Independentemente disso, pare imediatamente de jogar óleo pelo esgoto. Armazene em garrafas e jogue no lixo reciclável, e não no esgoto.
5. Não esqueça: o Coletor Marrom está disponível em todas as Lojas do Extra.

Dinossauro mumificado revela surpresas, dizem cientistas

Por Maggie Fox

WASHINGTON (Reuters) - Um hadrossauro parcialmente mumificado e descoberto por um adolescente de Dakota do Norte (EUA) pode ser o dinossauro mais completo já encontrado, com a pele intacta mostrando estrias na superfície e talvez tecido mole, disseram pesquisadores na segunda-feira. Uma porção suficiente do animal continua intacta para provar que o hadrossauro corria velozmente e que era mais musculoso do que os cientistas acreditavam. "Isso é mais ou menos como uma fusão do faraó Tut como T. Rex", afirmou o paleontólogo Phil Manning, da Universidade de Manchester (Grã-Bretanha), em uma entrevista concedida por telefone. A criatura está fossilizada --sua pele e seus ossos transformaram-se em pedra. Mas, ao contrário da maior parte dos fósseis de dinossauro, preservaram-se os tecidos também. Isso incluiu uma grande parte da pele no animal, que mostra claramente a marcação de escamas. "A sensação não é de pele real. Trata-se de uma pele fossilizada", afirmou Manning. "Mas, quando se passa a mão sobre a pele do dinossauro, isso é o mais perto que se chegará de tocar um dinossauro de verdade." O restos mortais do hadrossauro, batizado de Dakota, foram encontrados em 2000 por Tyler Lyson, então com 17 anos de idade, no rancho do tio dele no Estado de Dakota do Norte. O hadrossauro, um animal herbívoro que caminhava apoiado sobre suas pernas, viveu 67 milhões de anos atrás, durante o período cretáceo. Lyson entrou com contato com Manning. A Sociedade Geográfica Nacional, que ajudou a pagar pela expedição, levará ao ar, no domingo, um programa de TV sobre o trabalho da equipe. Manning fez com que a equipe retirasse o animal monstruoso de maneira quase intacta. Apenas a causa dele saiu dentro de um bloco em separado. O fóssil pesava perto de 4.500 quilos. Os pesquisadores conseguiram convencer a Boeing e a Nasa (agência espacial dos EUA) a usarem um enorme aparelho de tomografia computadorizada existente em Canoga Park (Califórnia) e utilizado geralmente para escanear pedaços de ônibus espaciais. O fóssil denso levou meses para ser totalmente escaneado, disse Manning. "Saberemos nos próximos dias se a cabeça dele está lá." A causa revelou algumas surpresas. A parte traseira do animal é 25 por cento maior do que se pensava anteriormente.

Fonte: YAHOO Notícias - Mundo. Acesso em 04/Dez./2007.

JOVENS CHIMPAZÉS TÊM MELHOR MEMÓRIA QUE HUMANOS ADULTOS, DIZ ESTUDO


Washington, 3 dez (EFE).- Os chimpanzés de cinco anos têm melhor memória fotográfica que os estudantes universitários, revelou hoje um estudo da revista "Current Biology" que poderia acabar com a idéia da superioridade humana em todas as funções cognitivas. O estudo, realizado por uma equipe de pesquisa sobre primatas da Universidade de Kioto (Japão), pode evidenciar que durante anos foi subestimada a capacidade intelectual dos antepassados mais próximos à raça humana. "Aqui mostramos pela primeira vez que os jovens chimpanzés têm uma extraordinária capacidade para trabalhar com a memória numérica, melhor que a da de humanos adultos que foram submetidos aos mesmos testes", disse o autor do estudo, Tetsuro Matsuzawa, da Universidade de Kioto. A equipe de cientistas da universidade fez uma série de testes em três grupos de chimpanzés - compostos por mães e filhotes de cinco anos - que competiam com estudantes universitários na realização de exercícios de memória numérica. Todos os chimpanzés, mães e filhos, aprenderam previamente a contar de um a nove. O experimento consistia em mostrar aos diferentes atores da pesquisa vários números de um a nove em uma tela. Posteriormente, os números foram substituídos por uma casinha em branco e os participantes da prova tiveram de marcar por meio de uma tela sensível ao toque qual número aparecia, e em qual ordem. Os chimpanzés jovens conseguiram memorizar a maioria dos números, independentemente do tempo que estes apareciam na tela, que era menor à medida que avançava a prova. No entanto, segundo os cientistas, no caso dos estudantes universitários os resultados foram piores quanto menor era o período de tempo que o número aparecia na tela. Segundo Matsuzawa, no caso dos chimpanzés ocorre algo parecido com a chamada "memória fotográfica", capacidade que algumas crianças possuem e que tende a piorar com a idade. Os resultados do estudo são surpreendentes, principalmente para aqueles que consideram que os chimpanzés são inferiores aos humanos em todas as capacidades cognitivas. Os cientistas asseguram que isto é apenas a ponta do iceberg. "Trata-se só de uma parte da inteligência dos jovens chimpanzés, que é muito flexível", disse Matsuzawa. EFE icr fr


Fonte: YAHOO Notícias - Ciência e Saúde. Acesso em 04/Dez./2007.
Uma ave da espécie Ibis olha para um pássaro de mentira no chapéu de um biólogo na cidade de Barbate de Franco, na Espanha. Os pássaros vivem em uma reserva ecológica criada para evitar que a espécie entre em extinção.
Fonte: AFP - Sex, 06 Jun, 03h10

Imagem de pequenos botes de pesca ancorados próximo as margens do lago Chaohu onde algas poluidoras reapareceram, na província de Anhui, China. Algas são comuns em várias lagos na China e são causadas principalmente por esgoto não tratado contendo altas concentrações de nitrogênio, principal ingrediente em detergentes e fertilizantes.
Fonte: AFP - Sex, 06 Jun, 09h57

Os Três Porquinhos (contado por um pai Biólogo)‏

Era uma vez três sub-adultos de Sus scrofa, variedade domesticada, identificados como indivíduo 1, 2 e 3 e um adulto full breeding de Canis lupus feral (LM, acrônimo de "lobo mau") que, por exigência das táticas de forrageamento peculiares à espécie, os vivia atormentando. De acordo com o etograma da espécie, pôde-se verificar que:
O indivíduo 1 (I1) tinha doutorado e suas cinco produções mais significativas do currículo Lattes haviam sido publicadas em periódicos Qualis A;
O indivíduo 2 (I2) havia sido jubilado por faltas em Biofísica e passara a estudar Filosofia;
O indivíduo 3 (I3) cursava o segundo ano de Biologia e ficava o dia inteiro a fumar maconha no centro acadêmico.
LM, na qualificação do Curso de Pós-Graduação em ComportamentoAgonístico Predatório, recebera grau A, muito embora sua nota mais se devesse à entrevista do que propriamente à prova escrita, ao curriculum vitae ou à prova didática.
Mas, nessa restrita distribuição geográfica, confinada a um fragmento relictual de Floresta Temperada, onde essas espécies são endêmicas, o I1 contruiu seu abrigo, com cerca de 3 metros de altura por 10 metros de comprimento e 8 metros de largura, portanto, com 240 m3 de volume. Seu abrigo foi constituído de tijolos, aderidos por substância cimentante,tendo a cobertura superior preparada pela colocação de telhas cuidadosamente sobrepostas uma a uma, promovendo aceitável sustentação. Já I2 fez seu abrigo por meio utilizando-se de material vegetal não identificado, algo resistente mas desprovido de técnica mais elaborada quanto ao método de construção. Por sua vez, I3 contruiu um tosco aglomerado de fibras vegetais de Brachyaria lanceolata, espécie comum naquela região, entrelaçando as fibras de maneira tresloucada, tendo, porém, o cuidado de deixar uma enorme chaminé, para o devido escapamento de substâncias fumosas.
Um dia, LM foi até o teritório dos artiodáctilos e disse, em interação agonística com I3 (segue a trancrição livre das vocalizações emitidas. Sonogramas foram feitos a
partir de gravações realizadas no local edepositadas no arquivo sonoro da Universidade de Cornell, conforme material e métodos): - Uahahhhhhahaha, corra, I3, por que vou gritar, e vou gritar e chamar a Polícia Civil pra denunciar o seu uso abusivo e porte portentoso de Canabis sativa. Ao que I3 correu para sua espelunca, mas quando chegou lá, a Civil já estava perscrutando o seu sítio de repouso. Então I3 correu para o abrigo de I2. Mas quando chegou lá, encontrou LM à porta, batendo com força e gritando: - Abra essa porta, I2, ou vou gritar, gritar e gritar e denunciar ao Conselho Tutelar que você seduz meninos indefesos com um discurso neo-socrático sobre as virtudes sexuais dos grandes pensadores gregos. Antes que I2 alcançasse a porta, esta foi posta abaixo por conselheiros tutelares que invadiram o abrigo entoando palavras de ordem e acompanhados de policiais militares armados até os dentes e loucos para baixar o cacete. Ao que I3 arrebanha I2 e os dois se dispersam para a casa de I1. Quando chegaram no abrigo de I1, este os recebe e os dois se prostram arfantes na câmara de entrada.
I1: - O que houve?
I2: - LM, acrônimo de Lobo Mau, MSc., destruiu nossos abrigos e, de acordo com as evidências apresentadas, muito provavelmente, quer se apropriar de nossos projetos de pesquisa e destruir nossas carreiras profissionais.
I3: - Não temos para onde ir. Mas vamos enfrentá-lo, afinal sou Ph.D.
Tum-tum-tum-tum-tuuummm!!!!! (transcrição onomatopaica do som de batidas à porta. A gravação está depositada no arquivo sonoro da Universidade deCornell). LM: - I1, abra essa porta e assine esse termo de co-autoria em todos os seus projetos de pesquisa, ou eu vou gritar e gritar e chamar os fiscais do Conselho Regional de Biologia da 3ª Região e acabar com a tua carreira de PhDeus!!! Como I1 não abria (apesar da insistência covarde do graduando maconheiro e do biólogo frustrado e filósofo liberal), LM chamou os fiscais e estes auditaram toda a produção científica e o acervo técnico de I1, analisaram a veracidade de todos os itens de seu curriculum vitae documentado e nada acharam de errado. Então LM gritou e gritou pela segunda vez, e veio o Green Peace juntamente com o Ministério Público, analisando a legalidade da procedência do materialde seu abrigo ecológico e, também, nada de errado encontraram.
Cansado e esbaforido, o predador lupino adotou um comportamento agressivo extremo (porém supercomum em etogramas): ele pessoalmente escalou o abrigo de I1 pela parede, subiu até a cobertura superior da antecâmara e começou, tresloucadamente, a arrancar as telhas. Mas quando ele pulou para dentro da antecâmara, um indivíduo de Canis familiaris (cão-doméstico, da raça Pitbull) que vivia em interação positiva de protocooperação com I1, alojado na pós-câmara, farejou sua localização e partiu ao seu encalço em feroz e desabalada perseguição. LM saiu em disparada, uivando desesperado, enquanto o feroz pitbull latia ensandecido logo atrás. O pitbull logo o alcançou e, acometido da fúria típica dos indivíduos de sua raça, conforme amplamente divulgado em publicações científicas, lançou seus dentes afiados contra o pescoço de LM, o qual foi abocanhado de modo arrebatador, sendo seus tecidos dilacerados e sua vida esvaída de seu corpo.

Agora, levando em conta o descrito acima:
a) descreva com base no etograma de LM, sua interação antagonística com I1, I2 e I3;
b) de acordo com a teoria evolutiva neodarwiniana, justifique o comportamento de LM;
c) Cite exemplos de outras interações de protocooperação, levando em conta a relação de I1 com Canis familiaris.
d) A partir da análise do conteúdo estomacal do falecido LM, classifique-o no grupo trófico correspondente.